Descrição enviada pela equipe de projeto. O proprietário da residência é um grande pecuarista, e sua infância foi em grande parte na fazenda, sua intenção era retratar um pouco da sua história na edificação. Para isso o ponto de partida deste projeto foi o emprego de materiais, texturas e cores que retratassem a rusticidade da vida do proprietário, tanto no interior quanto no exterior.
A fonte da inspiração para o projeto foi a mata atlântica da capital catarinense, onde os arquitetos residem, o objetivo foi desenvolver uma casa que contemplasse os desejos dos clientes, mas que criasse uma conexão com a mata aos fundos do terreno.
A intenção de projeto foi criar uma casa que atendesse os desejos dos clientes com o olhar apurado dos arquitetos, amarrando os estilos contemporâneo e industrial, mas sem deixar a sofisticação de lado em cada ambiente, sempre atento à incorporar novas tecnologias e soluções bioclimáticas à arquitetura e interiores.
A residência de 1600 metros quadrados de área construída, foi projetada em 2 pavimentos e um subsolo. No pavimento térreo, fica um espaço gourmet com amplitude máster, centralizado entre as salas, a cozinha, o lounge, a área de lazer e o espaço beleza, com sauna e sala de banho. A edificação foi desenhada em formato de ‘L’ para aproximar todos os ambientes sociais do espaço externo, potencializando o aproveitamento da luz natural e oferecendo vista permanente da natureza do entorno. Erguida com estrutura metálica e concreto, as amplas aberturas, em esquadrias com sistemas de perfis de PVC, permitiram essa conexão e garantiram segurança e conforto térmico à residência.
No primeiro pavimento ainda estão os espaços de fitness, cinema, escritório, sala de estudo e a área de empregados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. No subsolo, garagem para seis carros e o setor de serviços. O segundo pavimento recebeu as seis suítes solicitadas e, para resolver a comunicação entre elas, os arquitetos criaram uma extensa circulação em formato de varanda voltada para a área de lazer, onde estão localizadas a piscina, a cascata e os jardins.
O projeto foi pensado para atender às necessidades de um casal ousado, com um programa de necessidades grandioso, e suas três filhas, com idades e personalidades diferentes. Cada integrante da família possui uma identidade e perspectiva de mundo distintas, impactando, portanto, em gostos completamente diferentes, onde o desafio dos arquitetos seria atender e agradar à todos os usuários.
O maior desafio foi equilibrar os diferentes estilos e gostos dos clientes, de modo que o espaço agradasse a todos, e a compatibilização de vários serviços e empresas em um curto espaço de tempo, em virtude das proporções da residência, desafio que foi superado com qualidade devido à presença quase que constante da equipe Progetta Studio na obra.